Contato e informações sobre Consulta:

(16) 3913-4758 / 3621-6511 / 99123-2299


Glaucoma

O que é glaucoma?
O glaucoma é uma doença ocular que compromete o nervo óptico, estrutura formada por um feixe de fibras nervosas e responsáveis por levar ao cérebro todas as imagens que vemos. Quando essas fibras são danificadas, começam a aparecer pontos cegos.

Como e porque o glaucoma aparece?
O glaucoma é causado pelo acúmulo de humor aquoso - líquido que circula no interior do olho. Este excesso de humor aquoso provoca um aumento na pressão intra-ocular, danificando o nervo óptico inicialmente de modo imperceptível.

E depois que o diagnóstico é realizado pelo oftalmologista? Existe tratamento para evitar que o glaucoma piore e a cegueira se instale?
Quando o glaucoma é diagnosticado em seus estágios iniciais, é totalmente possível, com o tratamento, impedir o avanço da doença. O oftalmologista poderá prescrever a aplicação diária de colírios - que ajudam a manter a pressão intra-ocular nos seus valores normais - a aplicação de laser ou a realização de uma cirurgia, dependendo da gravidade do caso.

Mas como posso saber se tenho o excesso deste líquido circulando pelo olho?
Daí a importância da visita periódica ao oftalmologista, principalmente após os 40 anos. Apenas o exame ocular realizado pelo oftalmologista pode detectar precocemente o glaucoma. Quanto antes diagnosticado e tratado, menos risco de a doença avançar silenciosamente e danificar a visão de maneira irreversível.

Existem fatores de risco que podem favorecer o aparecimento de glaucoma?
Sim. Alguns fatores podem predispor algumas pessoas a desenvolver a doença, como hereditariedade (pessoas da família com a doença); diabetes; pertencer a raça negra (ascendentes comprovadamente são mais expostos); sofrer de miopia de alto grau; ter sofrido algum tipo de trauma ocular.


FIQUE ATENTO!
Embora o glaucoma possa acometer pessoas de todas as idades, é importante enfatizar que, se você já fez 40 anos, a única maneira de prevenir a doença é visitando periodicamente seu oftalmologista.


  • Clínica Dr. Marcelo Jordão
  • Galileu Galilei, 1685
  • Ribeirão Preto, SP
  • 14020-620