Contato e informações sobre Consulta:

(16) 3913-4758 / 3621-6511 / 99123-2299


Descolamento de Retina

A função da retina, uma membrana localizada no fundo do olho, é receber a imagem e transferi-la ao cérebro. Quando ela se torna fina ou quando existe um processo lento de desprendimento do vítreo (uma gelatina que preenche o interior do olho), ou ainda quando ocorre um traumatismo ocular ou cirúrgico, pode ocorrer a formação de "buracos" que podem levar ao descolamento. As pessoas com maior chance de descolar a retina são aquelas que apresentam graus elevados de miopia, as que já passaram por alguma cirurgia intra-ocular ou trauma e aquelas que apresentam retinopatia diabética ou uveítes crônicas.

A pessoa percebe, em seu campo visual, diversas manchas e filetes como teias de aranha móveis - chamadas moscas volantes – além de flashes luminosos quando movimenta o olho ou a cabeça. À medida que a retina vai se descolando, uma parte da visão gradativamente vai desaparecendo. Em poucos dias, a perda da visão poderá ser total. Sem tratamento, essa perda será irreversível. O diagnóstico é feito através de um exame chamado mapeamento da retina.

Uma vez diagnosticado o problema, o tratamento cirúrgico deve ser realizado o mais rapidamente possível. A cirurgia é realizada sob anestesia local em centro cirúrgico de internação de curta permanência. O médico poderá decidir pela aplicação do laser antes, durante ou após a cirurgia, dependendo da gravidade do descolamento ou das características do paciente.


  • Clínica Dr. Marcelo Jordão
  • Galileu Galilei, 1685
  • Ribeirão Preto, SP
  • 14020-620