Contato e informações sobre Consulta:

(16) 3913-4758 / 3621-6511 / 99123-2299


Hábitos saudáveis: mente, corpo e olhos sãos

Após os abusos de final de ano e do Carnaval, grande parte das pessoas costuma aderir às famosas “promessas de ano novo”. Dentre elas, as mais comuns são a busca por uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos.

 
O que muita gente não sabe é que a união desses dois hábitos permite não somente a saúde do corpo, interferindo também em olhos mais saudáveis. “O consumo de uma variedade de vegetais, principalmente folhas verdes, é uma parte importante de uma dieta saudável para o olho. Pesquisadores descobriram que pessoas em dietas com maiores níveis de vitaminas C e E, zinco, luteína, zeaxantina, ômega-3, ácidos gordos EPA e DHA são menos propensas a desenvolver degeneração macular precoce e avançada”, explica o oftalmologista Marcelo Jordão L. Silva.


Segundo o médico, que também é atleta, exercícios físicos são complementares no tratamento oftalmológico. “Embora não haja comprovação científica, cada vez mais estudos indicam melhor controle e prevenção do glaucoma entre as pessoas que praticam atividades físicas aeróbicas”, afirma.


Para analisar os efeitos dos exercícios na pressão dentro dos olhos, diversos estudos avaliaram pacientes saudáveis e outros com a doença e adeptos da prática de exercícios físicos. Foi observado que havia uma significativa redução da pressão intraocular após a realização das atividades. “A diminuição da pressão intraocular se inicia tão logo o exercício começa e essa baixa vai permanecer por maior tempo se o exercício tiver uma duração maior”, complementa o oftalmologista.


Portanto, a prática de hábitos alimentares saudáveis e o abandono do sedentarismo são bem-vindos entre os portadores de doenças oculares, principalmente, em se tratando do glaucoma. Além disso, o abandono do sedentarismo também pode ser importante para evitar ou, ao menos, postergar o surgimento da enfermidade, conforme indicam alguns estudos.

  • Clínica Dr. Marcelo Jordão
  • Galileu Galilei, 1685
  • Ribeirão Preto, SP
  • 14020-620