Contato e informações sobre Consulta:

(16) 3913-4758 / 3621-6511 / 99123-2299


Sociedade Brasileira de Glaucoma faz alerta no Dia Nacional de Combate à cegueira causada pela doença

No dia 26 de maio comemora-se o Dia Nacional do Combate à Cegueira pelo  Glaucoma (Lei Federal 10456 de 13/05/2002) 

O glaucoma atinge mais de 1 milhão de brasileiros e mais de 60 milhões de pessoas no mundo e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a maior causa de cegueira irreversível no mundo. O mais preocupante é que a maioria das pessoas nem sabe que tem a doença. Por isso, no Dia Nacional de Combate à Cegueira causada pela doença, a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e a Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma (ABRAG) fazem um alerta à população brasileira.

O glaucoma é uma doença ocular hereditária e progressiva causada pela irregularidade da pressão intraocular e que causa lesão no nervo óptico. Silencioso, costuma apresentar sintomas quando já está em estágio avançado ou quando ocorre perda do campo visual. Em 80% dos casos, se não tratado, a doença evolui para perda total da visão de forma gradativa.

Para o oftalmologista Marcelo Jordão L da Silva, membro da diretor da Sociedade Brasileira de Glaucoma e coordenador do setor de glaucoma do Hospital de Clínicas - FMRP, lutar contra a doença é um grande desafio, que pode ser vencido com a conscientização da população sobre a doença. “A cegueira causada pelo glaucoma é irreversível, por isso a detecção precoce é a principal maneira de evitar a cegueira causada pela doença. A ação que realizaremos tem o objetivo de estimular a informação e também promover o aumento do diagnóstico”, destaca.

Alguns grupos de pacientes merecem atenção especial devido a maior predisposição: o risco de glaucoma aumenta com a idade e é mais frequente em pessoas acima dos 40 anos. Parentes de pacientes com glaucoma também apresentam maior risco. Indivíduos de etnia negra ou afrodescendentes estão na zona de alerta, pois a incidência da doença é quatro vezes maior do que em relação aos demais. Além destes, pacientes míopes que utilizam lentes acima de seis graus, diabéticos,  que já tiveram doenças intraoculares ou trauma ocular também fazem parte do grupo de risco.

O especialista esclarece ainda que o diagnóstico precoce é fundamental para prevenir a perda da visão. ”Pessoas com mais de 40 anos de idade devem visitar o oftalmologista uma vez ao ano. Quanto mais cedo descobrirmos a doença, melhor. Tratamos o glaucoma controlando a redução da pressão intraocular por meio de colírios, com laser e em alguns casos com cirurgia.”, reforça o Dr. Marcelo Jordão.

Sobre a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG)

 A Sociedade Brasileira de Glaucoma foi fundada em 1981 pela iniciativa de um grupo de oftalmologistas que, durante uma conversa informal, decidiu organizar uma entidade que tivesse como objetivo principal difundir informações atualizadas a respeito da doença. É formada por médicos oftalmologistas especialistas em glaucoma e se reúne periodicamente para discutir o glaucoma na população brasileira. Além disso, promove reuniões científicas com o intuito de promover a educação continuada dos oftalmologistas do país a respeito do glaucoma.

Mais informações: http://www.sbglaucoma.com.br


Sobre Abrag 

A Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma foi criada no primeiro semestre de 2000. Ela nasceu a partir da conscientização de médicos especialistas e familiares de pacientes sobre a necessidade de oferecer apoio, educação e informação para familiares e portadores do glaucoma.

A ABRAG conta com o suporte de escolas superiores de Medicina, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Glaucoma e de médicos especialistas. A entidade visa também a conscientização dos grupos de risco e a troca de experiências entre as pessoas envolvidas. Mais informações: www.abrag.org.br


Related posts:

15.03.2012 : Pacientes com glaucoma e dirigir automóvel: É seguro?
21.06.2011 : Terapia com Laser para Glaucoma
09.11.2011 : Mudando Paradigmas no Glaucoma
21.06.2011 : Cirurgia de Glaucoma
21.06.2011 : Glaucoma

  • Clínica Dr. Marcelo Jordão
  • Galileu Galilei, 1685
  • Ribeirão Preto, SP
  • 14020-620